Em janeiro de 1970 nascia o Comercial Divinópolis Ltda, empresa de comércio atacadista de cereais, destinada a escrever seu nome com sucesso na história do centro-oeste mineiro. Operando por vários anos com apenas uma caminhonete num pequeno galpão de 120 m2, naquele período, o produto principal, o arroz, era comprado em Uberlândia já beneficiado em sacas de 60 kg.
A solução tomada em 1977 foi a de criar uma marca própria para garantir a qualidade de sua linha de produtos. Assim nasceu a marca Codil. Com o crescimento ininterrupto, em 1983 foi construída uma nova estrutura industrial, de maior capacidade, submetida a critérios que visavam expandir a produtividade planejada para os próximos anos. O objetivo de instalar uma beneficiadora de arroz própria foi alcançado em 1985, já em um novo imóvel de 5300m2 e um galpão de 330m2, no bairro São Judas Tadeu, em Divinópolis.
Para elevar ainda mais a qualidade do produto, a Codil passou a comprar o arroz no Rio Grande do Sul, processando 12000 fardos/mês. Em 1990, então com 60 funcionários, o parque fabril foi ampliado e triplicou-se a produção. Cinco anos depois, a Codil se instalou definitivamente no Rio Grande do Sul com uma filial em Capivari do Sul. A nova unidade de produção e aquisição de arroz possuía uma máquina de beneficiamento com capacidade de 25000 fardos/mês. As compras de matéria-prima eram facilitadas pela proximidade em relação ao produtor rural e o volume impôs a criação de uma equipe de compradores altamente especializados. Entre 1997 e 1998 a empresa reformou suas máquinas e equipamentos para, além de ampliar a produção, aumentar ainda mais a qualidade dos produtos e assim disputar o lugar top de consumo nos mercados.
Em 1999, buscando empregar uma gestão profissional, visto que a administração era puramente familiar, o negócio “beneficiamento de arroz” passou por um processo decisório que optou pela comercialização de produtos como o arroz parboilizado, feijão carioca e o feijão preto. Neste mesmo ano foi lançada a marca Arroz Codil Plus, alimento nobre desde a lavoura e com o processo de separação e secagem que garante o mais alto padrão de qualidade para conquistar os consumidores mais exigentes.
O Arroz Codil Gold Parboilizado foi lançado em 2002 e pode ser entendido como mais um sinônimo dos investimentos contínuos em tecnologia e a preocupação constante que caracterizam o interesse da empresa em oferecer produtos sempre saudáveis e nutritivos, pois o processo de parboilização garante um arroz especial, que mantém os nutrientes presentes na casca, enriquece o cereal com vitaminas e sais minerais. Em Janeiro de 2004 foi adotado o nome Codil Alimentos Ltda, para alcançar uma maior abrangência dos produtos a serem comercializados com a marca Codil.
Desde 2005 a Codil Alimentos é premiada ininterruptamente em pesquisas estilo “Top of Mind” nas categorias Arroz, Feijão e “Top dos Tops”, o nome mais lembrado entre todas as categorias. Além disso, a marca tem alcançado projeção nacional em pesquisas ABAD/Nielsen e vem conquistando o Troféu Gente Nossa da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) ano após ano como destaque dos destaques na categoria Arroz.
Atualmente a Codil Alimentos é líder de vendas e seus produtos estão em mais de 300 cidades de Minas Gerais, com mais de 4.000 clientes ativos e cerca de 10.000 clientes cadastrados. Uma liderança que não é por acaso

Clique aqui para assistir o vídeo sobre a nossa história

codil1970
img_1
img_5